"A ascensão do lowsumerism", por Box 1824

10:26

O último post do blog foi sobre slow fashion e moda sustentável e, em função disso, resolvi falar um pouco mais sobre consumismo. Assisti a um vídeo da Marieli sobre como e por quê consumir menos e, nele, ela indicou um outro vídeo chamado "The rise of lowsumerism" (em português "A ascensão do consumismo").

Ontem eu me peguei pensando sobre o quanto a gente consome sem precisar. Entrei em uma loja de departamento no shopping e me deparei com várias camisetas bonitinhas e acabei desejando comprar pelo menos uma delas. Ainda bem que não comprei porque eu não preciso de mais camisetas mas, sim, criar mais combinações legais com as peças que eu já tenho. Fui também a uma outra loja a qual tinha várias roupas de marcas como Les Lis Blanc e Bobô só que por um preço mais "acessível" (isso depende do bolso de cada um) e via as pessoas segurando vários shorts e vestidos e tive vários pensamentos naquele momento.

A mídia nos impõe a mentalidade de que necessitamos ter cada vez mais coisas e, claro, coisas cada vez mais modernas. Nisso, acabamos acumulando, descartando e nos endividando em função dessa mentalidade que, ao meu ver, tem tudo para nos levar ao fundo do poço. O problema é romper com esse pensamento consumista e passar a consumir de forma mais consciente. No vídeo abaixo, da Box 1824, são abordados tanto como esse consumismo exagerado começou quanto questionamentos que podemos fazer a nós mesmos para sermos menos consumistas:


Os impactos do consumo exagerado atual vão além de acumularmos coisas em nossas casas: acabamos prejudicando o meio ambiente e nos tornando cada vez mais ansiosos e dependentes do ato de comprar para sermos felizes. Ainda que agora tenhamos acesso a coisas que podemos alugar ao invés de comprar, o nosso desejo de consumi-las continua conosco. Cada vez mais nos distanciamos de um consumo consciente e que preserve ao máximo o meio ambiente e nossa saúde mental.

Alguns dos questionamentos abordados no fim do vídeo para que passemos a consumir menos são sobre a real necessidade de termos que comprar algo, se não estamos comprando em função da publicidade e se sabemos a origem daquele produto e aonde ele vai quando for descartado. São pequenos passos para que a gente comece a mudar as nossas atitudes, afinal, deve-se começar de algum lugar, certo?

Nesta palestra do TED, também sobre lowsumerism, há informações mais detalhadas sobre o conteúdo do vídeo acima e que podem dar uma dimensão maior do quanto consumimos de forma exagerada e, na maioria das vezes, sem um propósito.

Queria terminar esse post dizendo que, mesmo em meio a uma cultura consumista, podemos e devemos fazer a nossa parte pelo planeta e pela nossa própria vida, afinal, merecemos uma vida mais rica de coisas que realmente importam para nós (e não me refiro a roupas, ok?)

Nalu

You Might Also Like

0 comentários