7 dicas para tornar a leitura um hábito

08:09


O hábito de leitura não é algo que se cria do nada: a gente o adquire. Há formas mais fáceis e mais difíceis de fazer com que a leitura se torne parte do nosso cotidiano, por vários motivos. Muitas vezes, lemos porque somos obrigados e não porque queremos e lemos justamente o que não nos agrada. Creio que isso faça parte da vida mesmo, nem sempre vamos conseguir fazer o que mais gostamos, mas ainda assim há maneiras de tornar a leitura um hábito diário.

Acredito que quando temos facilidade com algo, é legal tentar ensinar outras pessoas que têm dificuldade no que somos bons a superar isso. A leitura é algo com o qual eu tenho facilidade de lidar (considerando que tem gente que não suporta ler e etc.), mas isso não significa que eu consigo ler tudo o que quero no tempo que eu quero. Separei algumas dicas que coloco em prática no meu dia a dia para tentar ajudar quem precisa ou quer tornar a leitura um hábito e, como resultado disso, ler mais:

1- Comece pelo que é mais fácil: leituras mais leves e sobre assuntos que te agradam.
Por mais que seu objetivo seja ler algum livro clássico e difícil de ler, o ideal é começar pelo mais simples mesmo. Escolha um livro que te agrade e seja fácil de ler. Às vezes, o número de páginas assusta um pouco, então opte por livros não com 500 mas com 250 páginas, por exemplo.

2- Estabeleça uma meta diária.
Estou em uma fase na qual tenho que ler livros para prestar os vestibulares no fim do ano. No geral, são leituras interessantes, mas são difíceis. O que eu faço é estabelecer uma meta diária de leitura. Atualmente, meu objetivo é ler 20 páginas por dia para que eu consiga completar a meta de ler tudo até a data dos vestibulares. Estabelecer metas ajuda a atingirmos objetivos de uma forma mais fácil e dá até uma satisfação ao ver que conseguimos bater nossas metas dia após dia.

3- Divida sua meta ao longo do dia.
Se você precisa ler 100 páginas por dia, não precisa necessariamente ler tudo de uma vez só. Separe os horários em que você está mais disposta e divida a sua meta diária pelo número de momentos em que você pretende ler. Isso ajuda a não tornar a leitura cansativa ou desinteressante.

Você pode usar essas flags para determinar suas metas de leitura
4- Faça pausas durante a leitura.
Muita gente reclama que sente sono ao ler. Creio que isso ocorra justamente porque a pessoa acha que tem que ler tudo de uma vez, sem parar. Não é bem assim. Pausas a cada certo número de páginas lidas ou tempo de leitura ajudam a descansar para continuar lendo. Eu faço isso com as leituras de vestibular e me ajuda muito a manter o foco, afinal, ler não é só passar os olhos pelas páginas mas, sim, entender o que está escrito.

5- Leve seu livro aonde você for.
Às vezes temos uma consulta médica e aguardamos mexendo no celular ou vendo televisão. Substituir as redes sociais ou a televisão por alguns minutos de leitura nos ajuda a incorporar esse hábito cada vez mais no dia a dia. Como eu disse no começo do post, ler todo dia não é algo que a gente faz do nada mas, sim, pratica de pouquinho em pouquinho. Leitura é prática.

6- Faça com que a leitura se torne um momento agradável.
Isso pode ser feito de várias maneiras e varia muito de pessoa para pessoa. Eu adoro ler na minha cama, enrolada nas cobertas. Há quem prefira ler sentada em uma mesa, mas com alguma comidinha do lado. Tem também quem prefira ler com uma vela acesa, para deixar o cheiro do ambiente mais agradável ou tomar chá durante a leitura. Observe do que você mais gosta e tente tornar o seu ambiente de leitura agradável, para que ler se torne algo prazeroso e que o momento seja gostoso para você.


7- Tenha disciplina.
Já ouvi dizer que só conseguimos incorporar um hábito na nossa vida quando o praticamos por 21 dias. Acredito que seja verdade isso, já que não dá para tornarmos uma atividade parte da nossa rotina se não a praticamos. Considerando isto, tenha disciplina: organize-se para bater sua meta, caso você a tenha, e se comprometa com esta nova atividade. Quanto mais engajada você estiver, mas fácil fica ler todos os dias ou na proporção que você deseja ou necessita.

As dicas variam bastante e nem sempre todas funcionam para você. Acho que o importante é tentar buscar nossas próprias estratégias, até para exercitarmos a criatividade um pouco. Espero que as dicas tenham sido úteis <3

Nalu

You Might Also Like

0 comentários